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Veja como funciona o processo do transporte para o setor de e-commerce
Publicado em: 20 Mai 2024

O processo de transporte de cargas para o setor de e-commerce é uma fase importante, que busca garantir a eficiência e a satisfação dos clientes. Isso porque, este é o processo responsável pela movimentação de mercadorias vendidas pelas lojas online, levando-o até o destino informado pelo consumidor final.
Sendo assim, isso envolve uma logística adequada e planejada, com aspectos como o armazenamento, controle de estoque, cálculo do frete, embalagens, entre outros pontos que visam assegurar um bom atendimento, boa experiência de compra e, consequentemente, a fidelização dos clientes.
Diante disso, a fim de compreender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona o processo do transporte para o setor de e-commerce. Confira:
O que é transporte para e-commerce?
O transporte direcionado para o setor de e-commerce abrange etapas como coleta e entrega de produtos aos consumidores que adquirirem um produto pelas lojas virtuais. Desse modo, esse tipo de operação pode ser feito por transportadoras ou correios, a partir de modalidades como o transporte de cargas fracionadas, motoboys e transporte expresso.
Neste sentido, para definir a melhor opção de entrega, geralmente são levados em consideração aspectos como:
- Tipo de mercadoria transportada;
- Tamanho da embalagem;
- Peso da mercadoria;
- Distância a ser percorrida (entre origem e destino final);
- Prazo de entrega estipulado;
- Custo da operação;
- Cuidados e medidas de segurança, entre outros.
Afinal, como funciona o transporte para e-commerce?
De maneira geral, o transporte do setor de e-commerce ocorre por meio das seguintes etapas:
Recebimento do Pedido: O processo começa quando um cliente faz um pedido em uma loja virtual. Logo, os detalhes do pedido, como mercadorias compradas, endereço de entrega e informações do cliente, são registrados no sistema.
Preparação do Pedido: Uma vez recebido o pedido, a equipe de logística do e-commerce prepara os itens para envio. Com isso, pode incluir a coleta dos itens no estoque, embalagem dos produtos, além da inclusão de materiais promocionais ou documentos necessários, por exemplo.
Envio: Enfim, os produtos embalados são entregues ao transportador para envio. Devido a isso, dependendo da logística do e-commerce, isso pode contemplar o transporte para um centro de distribuição ou diretamente para o transportador.
Classificação e Rotas: No centro de distribuição, os pacotes são classificados com base no destino final. Dessa maneira, ocorre a separação de acordo com os seguintes fatores: pacotes por região, rota de entrega ou modalidade.
Rastreamento: Os clientes normalmente recebem um número de rastreamento que lhes permite acompanhar o status de seu pedido desde a expedição até a entrega final. Assim sendo, proporciona maior transparência e tranquilidade ao consumidor.
Entrega: O transportador entrega os produtos ao endereço fornecido pelo cliente. Além do mais, dependendo da opção de entrega escolhida pelo cliente, é feita a entrega na porta ou em um ponto de coleta, conforme as alternativas oferecidas.
Confirmação de Entrega: Quando o pacote é entregue com sucesso, é solicitado ao cliente a confirmação da entrega, seja por meio de uma assinatura física, confirmação online ou por meio de um código de rastreamento.
Pós-entrega: Após a entrega, o e-commerce costuma solicitar um feedback do cliente sobre a experiência de entrega, a fim de resolver quaisquer problemas que possam surgir, como produtos danificados ou extravios.
Opções de Envio Flexíveis
Em geral, os clientes de e-commerce valorizam a flexibilidade quando se trata de opções de entrega. Assim, oferecer diferentes métodos de entrega, como é o caso da entrega expressa, entrega no mesmo dia ou entrega em armários automáticos, propicia que os clientes escolham entre com base em suas preferências e orçamento.
Gestão de Estoque e Distribuição
Uma gestão eficaz de estoque e distribuição é considerado crucial para garantir que os produtos certos estejam disponíveis nos locais certos e no momento certo. A partir disso, torna-se importante a utilização de sistemas de gerenciamento de armazém (WMS) e tecnologias de automação visando otimizar os processos de picking, embalagem e envio.
Logística Reversa
No e-commerce, ter um processo eficiente de logística reversa é primordial para lidar com devoluções e trocas de produtos. Em razão disso, facilita o retorno de itens devolvidos pelos clientes, além de garantir um processo eficaz no que diz respeito à questão de reembolso ou troca.
Portanto, entende-se que o transporte desempenha um papel essencial no sucesso do e-commerce, impactando diretamente na experiência do cliente. Por isso, investir em uma logística eficiente e integrada é crucial para garantir entregas rápidas, confiáveis e seguras.