Notícias
Veja os cuidados necessários no transporte de alimentos
Publicado em: 27 Out 2023
De modo geral, existem atualmente diversos tipos de mercadorias transportadas diariamente nas rodovias brasileiras, sendo que cada uma possui suas características e requisitos específicos. Desse modo, entre as mercadorias com logística mais desafiadora está a do transporte de alimentos.
Neste contexto, é de suma importância que durante esse tipo de transporte ofereça as condições adequadas tanto para o armazenamento e temperatura, além de garantir a realização do frete dentro do prazo estabelecido, levando em consideração os prazos de validade, que também estão inteiramente ligados com seu valor comercial.
Diante disso, para entendermos melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos quais são os cuidados no transporte de alimentos. Confira:
Categorias dos alimentos
Os alimentos são divididos em duas sub categorias básicas:
- Alimentos perecíveis: carnes, aves, peixes, congelados, laticínios, frutas e legumes;
- Alimentos não-perecíveis: milho, macarrão, feijão, soja, arroz, café, leite em pó, entre outros.
Sendo assim, os alimentos não-perecíveis geralmente constituem uma carga seca e, por isso, são mais resistentes e demandam menor adequação por parte do transportador. Já em relação aos alimentos perecíveis, é necessário cuidados especiais a fim de garantir que o produto chegue em perfeitas condições de comercialização e bem como de uso. Logo, é necessário o uso de veículos refrigerados.
Lembrando que os alimentos perecíveis estragam mais rápido e carecem de transporte específico, que possam cumprir as exigências da Vigilância Sanitária e assim realizar as entregas no prazo.
Legislação e fiscalização do transporte de alimentos
Para atuar com transporte de alimentos deve-se seguir a Portaria n° 326 da Secretaria de Vigilância Sanitária, que explica quais são os cuidados recomendados sobre higiene e armazenamento para as atividades de fabricação, manipulação e transporte de alimentos.
Com relação ao procedimento operacional padrão, é estabelecido pela Resolução n°275 da ANVISA, que define o regulamento a ser seguido por empresas que lidam diretamente com produtos alimentícios, inclusive as transportadoras de cargas.
Dessa maneira, entre alguns dos principais cuidados obrigatórios e outros recomendados estão:
Temperatura adequada: A temperatura é um fator crucial para muitos alimentos. Por isso, mantenha os alimentos refrigerados abaixo de 4°C e os congelados a temperaturas abaixo de -18°C, conforme necessário. Use caixas térmicas, veículos refrigerados ou sistemas de refrigeração para manter a temperatura correta.
Embalagem apropriada: Os alimentos devem ser embalados de forma adequada no intuito de evitar contaminação e proteger contra danos físicos. Assim, recomenda-se o uso de embalagens resistentes e à prova de vazamentos, sobretudo para alimentos líquidos.
Higiene pessoal: Os responsáveis pelo transporte devem seguir boas práticas de higiene pessoal. Entre essas ações estão: lavar as mãos antes de manusear os alimentos, usar roupas limpas e, quando necessário, usar luvas descartáveis.
Separar alimentos crus e cozidos: Evite o contato direto entre alimentos crus e cozidos para prevenir possível contaminação. Desse modo, isso é especialmente importante para evitar a transferência de bactérias de alimentos crus para prontos para o consumo.
Rastreamento: Mantenha registros precisos de onde os alimentos foram coletados, quando foram coletados e para onde estão sendo transportados. A partir disso, possibilita o rastreamento da origem dos alimentos em caso de problemas de segurança.
Limpeza do veículo: Limpe regularmente os veículos de transporte de alimentos, a fim de evitar o acúmulo de sujeira, bactérias e odores desagradáveis.
Monitoramento da temperatura: Se estiver transportando alimentos sensíveis à temperatura, use termômetros para monitorar a temperatura no interior do veículo e, com isso, ajuda na identificação dos problemas de refrigeração.
Treinamento e capacitação: Certifique-se de que os funcionários responsáveis pelo transporte de alimentos recebam o treinamento adequado em segurança alimentar e boas práticas de transporte.
Lembrando que a segurança alimentar é imprescindível para evitar doenças transmitidas por alimentos e assegurar a qualidade dos produtos que chegam aos consumidores. Portanto, seguir os procedimentos corretos de transporte é fundamental para proteger a saúde pública e manter a integridade dos alimentos.
A TopTrans Distribuição e Logística atua com o transporte de alimentos, impulsionando resultados e servindo pessoas.